A iluminação de ambientes costuma ser a última etapa da construção de um empreendimento. Tem a capacidade de evidenciar pontos estratégicos, de exercer função de decoração e, com isto, conferir conforto aos espaços. Para que um projeto de iluminação seja executado da melhor maneira possível, é necessário entender os gostos de quem utilizará o imóvel e as características dos espaços da residência.

Pensando nisso, nós, da RED Negócios Imobiliários, listamos abaixo 4 dicas de iluminação para ambientes mais sofisticados. Acompanhe conosco!

Vamos falar sobre iluminação?

A iluminação natural oferece economia de energia elétrica e proporciona a sensação de que os ambientes são mais amplos, limpos e claros. Com isto, complementar a iluminação artificial pode alterar por completo a aparência de um cômodo.

Em um dormitório, por exemplo, a iluminação deve gerar aconchego e relaxamento. É importante ter cuidado para que ela não prejudique a saúde, o humor e o ciclo de sono dos moradores.

A hora dos projetos de iluminação

Quando falamos sobre os projetos de iluminação, precisamos observar o que eles oferecem. Os atuais dispõem de sofisticadas soluções, que incluem controle da intensidade da luz nos ambientes, tornando-os mais intimistas e conferindo muito charme aos espaços. Os projetos contam também com sancas — molduras geralmente em gesso ou madeira, instaladas entre o teto e as paredes.

Spots possibilitam direcionar a luz, destacando assim os objetos que fazem parte da decoração, conferir valor aos espaços e trazer focos de iluminação para pontos estratégicos.

A iluminação convencional pode ofuscar em excesso. Já a iluminação embutida aquece e ofusca menos em comparação com a convencional. Fitas de LED podem ser usadas para destacar painéis, nichos, cabeceiras, prateleiras e quadros.

Ambientes pintados de cores claras parecem mais iluminados. Os espelhos dão a sensação de profundidade, como também de mais luz. Cortinas feitas em tecidos mais finos e transparentes ajudam a conter a intensidade da claridade do sol.

A iluminação em cada ambiente

Como a sala é um ambiente onde mais frequentemente se recebe visitas, o cuidado é para que o espaço tenha uma claridade que valorize o bem-estar. Já a cozinha é o local onde os alimentos são preparados e o foco da iluminação deve ser justamente neles.

Agora, no quarto, a luz direta pode gerar desconforto, logo a indireta é a mais indicada. Por sua vez, o banheiro deve contar com uma iluminação geral, com pontos específicos, como próximo aos espelhos.

Agora, vamos às dicas?

  1. Dê oportunidade à luz indireta

A luz indireta confere um ar receptivo e de conforto, principalmente no hall de entrada. Você pode usar trilhos de spots e refletores apontando para algo que queira destacar, como quadros, espelhos, objetos de luxo, dentre outros.

  1. Utilize luzes ajustáveis

As luzes ajustáveis e a automação vão adequar a luz do espaço conforme o horário e a função que será exercida no ambiente. Você conseguirá aumentar a claridade do quarto se estiver trabalhando. Já na sala de jantar, conseguirá uma atmosfera romântica com meia-luz.

  1. Distribua as fontes de luz corretamente

Deixe de lado o modelo padrão, com uma única fonte de luz central no ambiente. Esse modelo não é o mais funcional, especialmente em lugares menores. Lembre-se que múltiplas fontes de iluminação dão sensação de amplitude dos cômodos, além de aplicarem um tom de modernidade ao ambiente.

  1. Perceba o tamanho do ambiente

O tamanho do ambiente é fundamental para realizar uma iluminação adequada. Se o espaço for pequeno, você pode apostar em vários pontos de luz. Caso o ambiente seja grande, haverá a necessidade de trabalhar diferentes pontos de luz direta e indireta, de forma a evitar pontos de sombra que possam causar desconforto.

Ilumine suas ideias e visualize seus ambientes mais sofisticados

Ainda que seja o último passo rumo a uma obra concluída, é a iluminação que vai evidenciar pontos estratégicos e exercer, inclusive, função de decoração. Para colocar um bom projeto de iluminação em prática, é de suma importância conhecer sobre eles, perceber como a luz atuará em cada cômodo, entender o tamanho de cada espaço e saber como a claridade agirá caso por caso.

A RED Negócios Imobiliários tem compromisso com a sua realização. Conte com nossas dicas para colocar seus projetos em prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *